sábado, 18 de fevereiro de 2017


PROVAS ESCUTISTAS – PIONEIROS
Ø Quando e como surgiu o Escutismo e o CNE?

O Escutismo surgiu a 25 de julho de 1907, fundado por um militar inglês chamado Robert Stephenson Smith Baden-Powell mais conhecido como B.P.
Baden Powell foi acampar em Brownsea com vinte rapazes com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, organizados por patrulhas (maçarico, lobo, corvo e touro).
No fim do acampamento Baden Powell escreveu um livro a relatar as suas experiências no acampamento chamado “Scouting for boys” (“Escutismo para rapazes”), o livro foi de tal forma sucedido que algumas pessoas se juntaram e tentaram reproduzir o acampamento que tinham lido.
Após algum tempo o foram-se interessando cada vez mais pessoas por esta atividade e a 27 de maio de 1923 em Braga, os senhores Arcebispo D. Manuel Viera de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, criaram uma organização chamada Corpo Nacional de Escutas (CNE), que a 14 de fevereiro de 1925 foi aprovada pelo Bureau Internacional de Londres.

Ø Como se organiza o CNE?

O CNE organiza-se em vários agrupamentos, sendo cada Agrupamento dirigido por um chefe de agrupamento, este por sua vez divide-se em quatro secções.
I Secção - Alcateia, separada por cinco bandos com nomes de cores, cada bando contem no máximo oito elementos, cada elemento domina-se por Lobito. (Amarelo) Faixa etária: 6 a 10 anos
Patrono: S. Francisco De Assis

II Secção - Expedição, separada por cinco patrulhas com nomes de animais, cada patrulha contem no máximo oito elementos, cada elemento domina-se por explorador. (Verde) Faixa etária: 10 a 14 anos
Patrono: São Tiago

III Secção - Comunidade, separada por cinco equipas com nomes de pessoas pioneiras importantes, cada equipa contém no máximo oito elementos, cada elemento domina-se por pioneiro. (Azul) Faixa etária: 14 a 18 anos
Patrono: São Pedro
IV Secção – Clã, separado por cinco tribos, cada equipa contém no máximo oito elementos, cada pessoa domina-se por caminheiro. (Vermelho) Faixa etária: 18 a 22 anos
Patrono: São Paulo

Ø Quem foi Baden-Powell?

Robert Stephenson Smith Baden-Powel mais conhecido por BP nasceu a 22 de fevereiro de 1857 em londres foi o quinto filho a nascer de sete irmãos.
BP aprendeu desde criança a manobrar barcos e a cozinhar, nas férias BP aproveitava para ir acampar com os seus irmãos mais velhos pois naquela altura as cidades de londres davam para fazer atividades ao ar livre.
Em 1907 fez um acampamento na Ilha de Browsea e entusiasmado com a atividade escreveu um livro “escutismo para rapazes”. Mais tarde publicado o livro teve sucesso de vendas e o escutismo nasceu.
Resumindo, Baden Powell foi o fundador do escutismo.

Ø Conheces os Princípios e a Lei do Escuta?
Lei escutista:
1.      A Honra do Escuta inspira confiança.
2.      O Escuta é Leal.
3.      O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
4.      O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
5.      O Escuta é delicado e respeitador.
6.      O Escuta protege as plantas e os animais.
7.      O Escuta é obediente.
8.      O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
9.      O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
10.  O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
         Princípios:

1. O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
2. O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
3. O dever do Escuta começa em casa.


Ø Conheces o livro “Escutismo para Rapazes”?

Conheço, pois foi o livro que Baden-Powell escreveu-o após o seu primeiro acampamento, o primeiro acampamento escutista, no qual tentava recriar a experiência por ele vivida em Brownsea.
O livro foi para o mercado e teve muito sucesso de vendas, as pessoas juntavam-se e tentavam reproduzir o acampamento escrito no livro que acabou por dar origem ao escutismo.

Ø Quem foi São Nuno de Santa Maria?

São Nuno de Santa Maria é o patrono do CNE
Nuno Álvares Pereira nasceu a 1360 no castelo do Bonjardim, era um homem muito religioso, de tal forma que mesmo no campo de batalha ele orava, sendo que ganhava todas as batalhas em que participava assegurando assim a vitória, tornando-se o homem mais rico do reino.
Em 1422 após a morte da mulher ele dedicou se á construção do convento de Carmo de Lisboa, abdicando dos seus bens.
Foi nomeado santidade, morreu em 1431 numa sela junto do rei e príncipes.
Canonização: 26 Abril 2009

Ø Como se organizam os Pioneiros?

A sua cor representativa é o azul.
Faixa etária: 14 aos 18 anos.
Unidade de formação: comunidade, no caso da comunidade onde estou integrada existem cinco equipas: Pitágoras, Neil Armstrong, Fernão Magalhães, Suu Kyi e Martin Luther king, mas podem ser de, santos, benemérito da humanidade ou heróis nacionais.
Os pioneiros organizam-se por equipas e cada equipa pode ter de quatro a oito elementos. Todos eles têm um diferente cargo atribuído.
Patrono: São Pedro.
Reuniões: Reunião de equipa – Noviços, Aspirantes e Pioneiros;
Conselho de Guias – Equipa de Animação e Guias de Equipa;
Conselho de Comunidade - Noviços, Aspirantes, Pioneiros e Dirigentes.


Ø Quais são os Cargos dentro das Equipas de Pioneiros?
Os cargos dentro dos pioneiros são:

ü  Guia: é quem controla a equipa, é a pessoa mais importante dentro de uma equipa, é quem recebe e distribui coisas que os chefes lhe dá e quem comunica com eles, também confirma se os elementos da equipa estão todos presentes.
ü  Sub-guia: é quem coordena a equipa quando o guia se ausenta, o sub-guia pode ter mais cargos para além de sub-guia.
ü  Secretário: é quem marca as faltas dos elementos da equipa, também é quem organiza e carrega um dossiê da equipa (livro de ouro), e se o guia ou sub-guia se ausentar o secretário passa para sub-guia pois é quem tem o cargo mais importante na equipa depois do sub-guia, redige as atas de cada atividade.
ü  Tesoureiro: O tesoureiro é quem recebe as cotas da equipa semanalmente/mensalmente, também é ele que é responsável por fazer orçamentos, tanto de material como de atividades.
ü  Guarda-material: O guarda-material é quem confirma se o material está completo e em bom estado no início e no fim de uma atividade.
ü  Intendente: O intendente é quem governa a parte das refeições, ou seja quem faz a ementa quem governa os ajudantes de cozinha que ele pode eventualmente ter.
ü  Socorrista: O socorrista é responsável pelo bem-estar da sua equipa, responsável por se certificar se está toda a gente e bom estado, ele carrega uma bolsa de socorrismo caso seja preciso cuidados médicos, como por exemplo uma dor de cabeça ou uma queda.
ü  Informático: O Informático é quem faz os trabalhos de suporte informático, como por exemplo uma reportagem, uma página de jornal ou o relatório de uma atividade, o informático também é aquele que é responsável por criar um meio de comunicação de suporte informático para a equipa.                                                                                                                                                                                       
ü  Animador: O animador é quem mantem o espirito de equipa alegre, é quem motiva a equipa e quem recebe e integra os novos elementos, num fogo de conselho o animador é quem ordena as apresentações de cada equipa é quem cria as peças do fogo de conselho em união com a equipa no fogo de conselho, por vezes o animador tem um instrumento musical pois é importante para animar toda a equipa presente no local.
Ø  Quais os Símbolos e qual a Mística dos Pioneiros?
Os símbolos dos pioneiros são:       
 Rosa-dos-ventos: significa a orientação que um pioneiro possui, na história os pioneiros são pessoas que descobriram ou conquistaram algo importante pois tem um objetivo, ou seja, tem um rumo de vida e enquanto não chegarem á meta o rumo não muda e é esse o objetivo de cada pioneiro.

 Ictus: em grego significa “peixe”, e esta palavra está diretamente ligada com Jesus Cristo pois uma das maneiras de reconhecer os cristãos é por um peixe que era colocado na porta das suas casas, pois jesus cada vez que estava reunido com alguém fazia questão de desenhar um peixe no chão.
Já o significado das letras da palavra é Iesus Christos Theou Uios Soter, que quer dizer Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.
 Gota de água: pois pertence ao mar e o mar é um grande desafio explorar todo o oceano, a gosta de água sozinha não vale nada mas quando se unem são uma força muito útil de perigosa.

 Machada: simboliza o projeto do pioneiro que ele próprio vai contruindo.

Em relação á mística a frase mais usada é “Igreja em construção”, ou seja, o pioneiro descobre o que é ser cristão e é-lhe proposto que coloque os seus talentos ao serviço da Comunidade e assuma a tarefa de construtor da comunhão.

Ø Conheces o Patrono dos Pioneiros, o da tua Equipa e o da tua Comunidade?

O patrono dos pioneiros é São Pedro, inicialmente ele chamava-se Simão, o nome foi alterado pois jesus fazia questão que ele se chamasse Pedro pois em grego Pedro significa Petrus ou seja pedra.
 Foi um homem importante pois para além de ter sido um apóstolo de Cristo, era um pescador que um dia estava a pescar e não conseguia pescar nada, Jesus aproximou-se desse homem e pediu lhe que tentasse mais uma vez. Inicialmente, o homem recusou, mas acabou por aceitar quando Jesus propôs ir com ele. Trouxe então as redes cheias de peixe - história que que tem a ver com água e a gota de água é um símbolo dos pioneiros. Mandou construir uma igreja de cristo e ajudou a erguer a comunidade da igreja.
O patrono da minha equipa é Fernão Magalhães, nasceu a 1480 e foi um navegador português importante, foi quem realizou a primeira circum-navegação, ou seja, uma volta completa ao globo. Partiu em Espanha em 1519 e regressou em 1522, Fernão Magalhães morre nas Filipinas em 1521 morto durante um combate com os habitantes da terra.
O patrono da comunidade é São João de Bosco, nasceu a 1815 em Itália. Aos dois anos o seu pai faleceu e a sua mãe era voltada para Deus, este fundou oratórios adaptados a jovens com dificuldades. Ele queria ser padre pois quando era novo tinha o exemplo da mãe e sonhava muitas vezes com Deus e com o desejo de ser padre. O Papa o aclamou-o como o “Pai e Mestre da Juventude”, pois ele fundou oratórios para jovens.
Ele deixou tudo por Deus, e o povo via-o como sendo um santo, pois era um exemplo religioso para os jovens.
Infelizmente este faleceu em 1888.

Já sabes trabalhar e viver em Equipa?
Viver em equipa é fundamental, se eu não conseguisse trabalhar em equipa nunca iria conseguir realizar tarefas simples que é preciso apoio.
Eu penso que já sei trabalhar em equipa para atingir um fim conjunto.

Ø Já participaste num Empreendimento?
Já participei.
Um empreendimento tem várias fases:
·         Idealização e escolha
-Motivação
-Conceção – Cada equipa faz uma proposta de um empreendimento.
-Apresentação – Apresentação do imaginário.
-Escolha – Cada pioneiro escolhe uma proposta.
·         Preparação

- Enriquecimento – é melhorado pelos Guias e Sub-Guias e os restantes cargos exercem a função que lhes compete de acordo com o que é pedido.
- Organização
- Planeamento

·         Realização

- Concretização/Vivência – Realização do empreendimento.

·         Avaliação

- Avaliação – Os elementos refletem sobre o empreendimento que experimentaram.

Ø Já conheces as Áreas e os Trilhos que terás de escolher na tua Etapa do Conhecimento?

*  Físico
*  Desempenho (F1)
*  Autoconhecimento (F2 e F3)
*  Bem-estar físico (F4, F5 e F6)

F1 - Testo de forma responsável os limites do meu corpo e prático atividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento equilibrado.
F2 - Aceito as características próprias do meu corpo e respeito as diferenças físicas entre as pessoas.
F3 - Reconheço que homens e mulheres têm características físicas diferentes e respeito os comportamentos e necessidades que vão surgindo.
F4 - Faço escolhas saudáveis a nível da minha alimentação, repouso e atividades físicas.
F5 - Tomo as medidas necessárias para o meu bem-estar físico e ando aprumado
F6 - Conheço os malefícios das substâncias e comportamentos de risco e evito-os.

*  Afetivo
*  Relacionamento e Sensibilidade (A1,A2,A3 e A4)
*  Equilíbrio emocional (A5 e A6)
*  Autoestima (A7, A8, A9 e A10)
A1 - Valorizo as minhas relações afetivas e demonstro equilíbrio na gestão de conflitos.
A2 - Comprometo-me com o bem-estar da minha família.
A3 - Reconheço que existem diversas sensibilidades estéticas e partilho os meus gostos.
A4 - Encaro com naturalidade a minha sexualidade e procuro integrá-la harmoniosamente na minha vida, respeitando-me a mim e aos outros.
A5 - Ajo de forma ponderada e refletida, respeitando os sentimentos dos outros.
A6 - Reconheço quando me excedo e esforço-me por corrigir o meu comportamento.
A7 - Reconheço as características da minha personalidade.
A8 - Reconheço que erro e comprometo-me a melhorar as minhas características menos positivas.
A9 - Aceito as minhas próprias limitações, esforçando-me sempre por melhorar.
A10 - Conheço bem as minhas capacidades e invisto no meu desenvolvimento


*  Caráter
*  Autonomia (C1, C2 e C3)
*  Responsabilidade (C4, C5, C6 e C7)
*  Coerência (C8 e C9)
C1 - Escolho conscientemente as minhas referências e valores fundamentais.
C2 - Sou capaz de fazer opções e de reconhecer as suas implicações.
C3 - Estabeleço para mim, com regularidade, metas a atingir em várias áreas da minha vida.
C4 - Correspondo à confiança que em mim depositam.
C5 - Reconheço a importância das minhas tarefas, estabeleço prioridades e respeito-as.
C6 - Encaro os obstáculos sem desistir de encontrar soluções ou alternativas e reconhecendo as lições a tirar.
C7 - Assumo as minhas ações, aceitando as consequências das mesmas para mim ou para os grupos a que pertenço.
C8 - Partilho e defendo aquilo em que acredito de forma serena e fundamentada.
C9 - Ajo, em cada dia, de acordo com as convicções e referências que vou tomando para mim, tendo consciência do testemunho que dou aos outros.
*  Espiritual
*  Descoberta (E1, E2 e E3)
*  Aprofundamento (E4, E5 e E6)
*  Serviço (E7 e E8)

E1 - Conheço e compreendo a vida dos profetas.
E2 - Conheço e percebo a vida de Jesus com os Apóstolos.
E3 - Reconheço que cada membro da Igreja é diferente e que isso é importante e enriquece a comunidade.
E4 - Vivo a oração como parte do meu quotidiano e participo nas celebrações comunitárias.
E5 - Conheço a perspetiva da Igreja sobre os temas principais a partir da fundamentação Bíblica.
E6 - Aprofundo as razões da minha fé no contacto com as outras religiões.
E7 - Defendo a vida humana como um valor absoluto.
E8 - Sei o que é ser "Sal da Terra e Luz do Mundo" e ponho-me ao serviço dos outros.
*  Intelectual
*  Procura do conhecimento (I1, I2 e I3)
*  Resolução de problemas (I4 e I5)
*  Criatividade e Expressão (I6 e I7)
I1 - Procuro sempre aumentar os meus conhecimentos, diversificando as vivências.
I2 - Sei onde procurar a informação e seleciono- a de acordo com as necessidades.
I3 - Conheço as minhas aptidões, sou capaz de optar por uma área profissional ou de estudo e identificar outros domínios de interesse pessoal.
I4 - Sei avaliar as experiências que vivo e utilizo o que aprendo de forma criativa nas novas situações que enfrento.
I5 - Analiso problemas, proponho soluções e escolho a mais adequada.
I6 - Assumo o desafio de criar ideias e projetos inovadores em que relaciono os meus conhecimentos e gostos.
I7 - Apresento ideias e emoções de forma criativa, explorando diferentes técnicas e meios e adequando-as a quem me dirijo.

*  Social
*  Exercer ativamente cidadania (S1, S2 e S3)
*  Solidariedade e tolerância (S4, S5 e S6)
*  Interação e cooperação (S7 e S8)

S1 - Conheço os meus deveres e direitos e promovo que, há minha volta, os outros os conheçam.
S2 - Participo ativamente nas comunidades em que me insiro, intervindo na promoção de causas comuns.
S3 - Quando perco uma votação, aceito a decisão e trabalho nesse sentido.
S4 - Identifico situações em que posso ser útil na resolução ou minimização de um problema social.
S5 - Participo, sozinho ou em equipa, na resolução ou minimização de um problema social.
S6 - Exponho as minhas ideias, respeitando e valorizando as dos outros.
S7 - Valorizo as diferentes funções no grupo e desempenho o melhor possível aquelas que me são confiadas.

S8- Respeito as necessidades do grupo, nunca sobrepondo a minha liderança.

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