PROVAS ESCUTISTAS – PIONEIROS
Ø
Quando e como surgiu o
Escutismo e o CNE?
O
Escutismo surgiu a 25 de julho de 1907, fundado por um militar inglês chamado Robert
Stephenson Smith Baden-Powell mais conhecido como B.P.
Baden
Powell foi acampar em Brownsea com vinte rapazes com idades compreendidas entre
os 12 e 16 anos, organizados por patrulhas (maçarico, lobo, corvo e touro).
No
fim do acampamento Baden Powell escreveu um livro a relatar as suas
experiências no acampamento chamado “Scouting for boys” (“Escutismo para
rapazes”), o livro foi de tal forma sucedido que algumas pessoas se juntaram e
tentaram reproduzir o acampamento que tinham lido.
Após
algum tempo o foram-se interessando cada vez mais pessoas por esta atividade e
a 27 de maio de 1923 em Braga, os senhores Arcebispo D. Manuel Viera de Matos e
Dr. Avelino Gonçalves, criaram uma organização chamada Corpo Nacional de
Escutas (CNE), que a 14 de fevereiro de 1925 foi aprovada pelo Bureau
Internacional de Londres.
Ø
Como se organiza o CNE?
O
CNE organiza-se em vários agrupamentos, sendo cada Agrupamento dirigido por um
chefe de agrupamento, este por sua vez divide-se em quatro secções.
I
Secção - Alcateia, separada por cinco bandos com nomes de cores, cada bando
contem no máximo oito elementos, cada elemento domina-se por Lobito. (Amarelo)
Faixa etária: 6 a 10 anos
Patrono:
S. Francisco De Assis
II
Secção - Expedição, separada por cinco patrulhas com nomes de animais, cada
patrulha contem no máximo oito elementos, cada elemento domina-se por explorador.
(Verde) Faixa etária: 10 a 14 anos
Patrono:
São Tiago
III
Secção - Comunidade, separada por cinco equipas com nomes de pessoas pioneiras
importantes, cada equipa contém no máximo oito elementos, cada elemento
domina-se por pioneiro. (Azul) Faixa etária: 14 a 18 anos
Patrono:
São Pedro
IV
Secção – Clã, separado por cinco tribos, cada equipa contém no máximo oito
elementos, cada pessoa domina-se por caminheiro. (Vermelho) Faixa etária: 18 a
22 anos
Patrono:
São Paulo
Ø
Quem foi Baden-Powell?
Robert
Stephenson Smith Baden-Powel mais conhecido por BP nasceu a 22 de fevereiro de
1857 em londres foi o quinto filho a nascer de sete irmãos.
BP
aprendeu desde criança a manobrar barcos e a cozinhar, nas férias BP
aproveitava para ir acampar com os seus irmãos mais velhos pois naquela altura
as cidades de londres davam para fazer atividades ao ar livre.
Em
1907 fez um acampamento na Ilha de Browsea e entusiasmado com a atividade
escreveu um livro “escutismo para rapazes”. Mais tarde publicado o livro teve
sucesso de vendas e o escutismo nasceu.
Resumindo,
Baden Powell foi o fundador do escutismo.
Ø
Conheces os Princípios e a
Lei do Escuta?
Lei escutista:
|
|||||||
Ø
Conheces o livro “Escutismo
para Rapazes”?
Conheço,
pois foi o livro que Baden-Powell escreveu-o após o seu primeiro acampamento, o
primeiro acampamento escutista, no qual tentava recriar a experiência por ele
vivida em Brownsea.
O
livro foi para o mercado e teve muito sucesso de vendas, as pessoas juntavam-se
e tentavam reproduzir o acampamento escrito no livro que acabou por dar origem
ao escutismo.
Ø
Quem foi São Nuno de Santa
Maria?
São
Nuno de Santa Maria é o patrono do CNE
Nuno
Álvares Pereira nasceu a 1360 no castelo do Bonjardim, era um homem muito
religioso, de tal forma que mesmo no campo de batalha ele orava, sendo que
ganhava todas as batalhas em que participava assegurando assim a vitória,
tornando-se o homem mais rico do reino.
Em
1422 após a morte da mulher ele dedicou se á construção do convento de Carmo de
Lisboa, abdicando dos seus bens.
Foi
nomeado santidade, morreu em 1431 numa sela junto do rei e príncipes.
Canonização:
26 Abril 2009
Ø
Como se organizam os Pioneiros?
A
sua cor representativa é o azul.
Faixa
etária: 14 aos 18 anos.
Unidade
de formação: comunidade, no caso da comunidade onde estou integrada existem
cinco equipas: Pitágoras, Neil Armstrong, Fernão Magalhães, Suu Kyi e Martin
Luther king, mas podem ser de, santos, benemérito da humanidade ou heróis
nacionais.
Os
pioneiros organizam-se por equipas e cada equipa pode ter de quatro a oito
elementos. Todos eles têm um diferente cargo atribuído.
Patrono:
São Pedro.
Reuniões:
Reunião de equipa – Noviços, Aspirantes e Pioneiros;
Conselho
de Guias – Equipa de Animação e Guias de Equipa;
Conselho
de Comunidade - Noviços, Aspirantes, Pioneiros e Dirigentes.
Ø
Quais são os Cargos dentro
das Equipas de Pioneiros?
Os
cargos dentro dos pioneiros são:
ü Guia: é quem
controla a equipa, é a pessoa mais importante dentro de uma equipa, é quem
recebe e distribui coisas que os chefes lhe dá e quem comunica com eles, também
confirma se os elementos da equipa estão todos presentes.
ü Sub-guia: é quem
coordena a equipa quando o guia se ausenta, o sub-guia pode ter mais cargos
para além de sub-guia.
ü Secretário: é quem
marca as faltas dos elementos da equipa, também é quem organiza e carrega um
dossiê da equipa (livro de ouro), e se o guia ou sub-guia se ausentar o
secretário passa para sub-guia pois é quem tem o cargo mais importante na
equipa depois do sub-guia, redige as atas de cada atividade.
ü Tesoureiro:
O tesoureiro é quem recebe as cotas da equipa semanalmente/mensalmente,
também é ele que é responsável por fazer orçamentos, tanto de material como de
atividades.
ü Guarda-material: O
guarda-material é quem confirma se o material está completo e em bom estado no
início e no fim de uma atividade.
ü Intendente:
O intendente é quem governa a parte das refeições, ou seja quem faz a
ementa quem governa os ajudantes de cozinha que ele pode eventualmente ter.
ü Socorrista:
O socorrista é responsável pelo bem-estar da sua equipa, responsável por
se certificar se está toda a gente e bom estado, ele carrega uma bolsa de
socorrismo caso seja preciso cuidados médicos, como por exemplo uma dor de
cabeça ou uma queda.
ü Informático:
O Informático é quem faz os trabalhos de suporte informático, como por
exemplo uma reportagem, uma página de jornal ou o relatório de uma atividade, o
informático também é aquele que é responsável por criar um meio de comunicação
de suporte informático para a equipa.
ü Animador: O animador
é quem mantem o espirito de equipa alegre, é quem motiva a equipa e quem recebe
e integra os novos elementos, num fogo de conselho o animador é quem ordena as
apresentações de cada equipa é quem cria as peças do fogo de conselho em união
com a equipa no fogo de conselho, por vezes o animador tem um instrumento
musical pois é importante para animar toda a equipa presente no local.
Ø
Quais os Símbolos e qual a Mística dos Pioneiros?
Os
símbolos dos pioneiros são:
Rosa-dos-ventos: significa a orientação
que um pioneiro possui, na história os pioneiros são pessoas que descobriram ou
conquistaram algo importante pois tem um objetivo, ou seja, tem um rumo de vida
e enquanto não chegarem á meta o rumo não muda e é esse o objetivo de cada
pioneiro.
Ictus: em grego significa “peixe”, e
esta palavra está diretamente ligada com Jesus Cristo pois uma das maneiras de
reconhecer os cristãos é por um peixe que era colocado na porta das suas casas,
pois jesus cada vez que estava reunido com alguém fazia questão de desenhar um
peixe no chão.
Já
o significado das letras da palavra é Iesus Christos Theou Uios Soter, que quer
dizer Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.
Gota de água: pois pertence ao mar e o
mar é um grande desafio explorar todo o oceano, a gosta de água sozinha não
vale nada mas quando se unem são uma força muito útil de perigosa.
Machada: simboliza o projeto do
pioneiro que ele próprio vai contruindo.
Em
relação á mística a frase mais usada é “Igreja em construção”, ou seja, o
pioneiro descobre o que é ser cristão e é-lhe proposto que coloque os seus
talentos ao serviço da Comunidade e assuma a tarefa de construtor da comunhão.
Ø
Conheces o Patrono dos
Pioneiros, o da tua Equipa e o da tua Comunidade?
O patrono dos pioneiros é São Pedro, inicialmente ele
chamava-se Simão, o nome foi alterado pois jesus fazia questão que ele se
chamasse Pedro pois em grego Pedro significa Petrus ou seja pedra.
Foi um homem
importante pois para além de ter sido um apóstolo de Cristo, era um pescador
que um dia estava a pescar e não conseguia pescar nada, Jesus aproximou-se
desse homem e pediu lhe que tentasse mais uma vez. Inicialmente, o homem
recusou, mas acabou por aceitar quando Jesus propôs ir com ele. Trouxe então as
redes cheias de peixe - história que que tem a ver com água e a gota de água é
um símbolo dos pioneiros. Mandou construir uma igreja de cristo e ajudou a
erguer a comunidade da igreja.
O patrono da minha equipa é Fernão Magalhães, nasceu a
1480 e foi um navegador português importante, foi quem realizou a primeira
circum-navegação, ou seja, uma volta completa ao globo. Partiu em Espanha em
1519 e regressou em 1522, Fernão Magalhães morre nas Filipinas em 1521 morto
durante um combate com os habitantes da terra.
O patrono da comunidade é São João de Bosco, nasceu a
1815 em Itália. Aos dois anos o seu pai faleceu e a sua mãe era voltada para
Deus, este fundou oratórios adaptados a jovens com dificuldades. Ele queria ser
padre pois quando era novo tinha o exemplo da mãe e sonhava muitas vezes com Deus
e com o desejo de ser padre. O Papa o aclamou-o como o “Pai e Mestre da
Juventude”, pois ele fundou oratórios para jovens.
Ele
deixou tudo por Deus, e o povo via-o como sendo um santo, pois era um exemplo
religioso para os jovens.
Infelizmente
este faleceu em 1888.
Já sabes trabalhar e viver em Equipa?
Viver
em equipa é fundamental, se eu não conseguisse trabalhar em equipa nunca iria
conseguir realizar tarefas simples que é preciso apoio.
Eu
penso que já sei trabalhar em equipa para atingir um fim conjunto.
Ø
Já participaste num
Empreendimento?
Já
participei.
Um
empreendimento tem várias fases:
·
Idealização e escolha
-Motivação
-Conceção – Cada equipa faz uma proposta de um
empreendimento.
-Apresentação – Apresentação do imaginário.
-Escolha – Cada pioneiro escolhe uma proposta.
·
Preparação
- Enriquecimento – é melhorado pelos Guias e Sub-Guias e os
restantes cargos exercem a função que lhes compete de acordo com o que é
pedido.
- Organização
- Planeamento
·
Realização
- Concretização/Vivência – Realização do empreendimento.
·
Avaliação
- Avaliação – Os elementos refletem sobre o empreendimento
que experimentaram.
Ø
Já conheces as Áreas e os
Trilhos que terás de escolher na tua Etapa do Conhecimento?




F1 - Testo de forma responsável os limites do meu corpo e
prático atividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento
equilibrado.
F2 - Aceito as características próprias do meu corpo e
respeito as diferenças físicas entre as pessoas.
F3 - Reconheço que homens e mulheres têm características
físicas diferentes e respeito os comportamentos e necessidades que vão
surgindo.
F4 - Faço escolhas saudáveis a nível da minha
alimentação, repouso e atividades físicas.
F5 - Tomo as medidas necessárias para o meu bem-estar
físico e ando aprumado
F6 - Conheço os malefícios das substâncias e
comportamentos de risco e evito-os.




A1 - Valorizo as minhas relações afetivas e demonstro
equilíbrio na gestão de conflitos.
A2 - Comprometo-me com o bem-estar da minha família.
A3 - Reconheço que existem diversas sensibilidades
estéticas e partilho os meus gostos.
A4 - Encaro com naturalidade a minha sexualidade e
procuro integrá-la harmoniosamente na minha vida, respeitando-me a mim e aos
outros.
A5 - Ajo de forma ponderada e refletida, respeitando os
sentimentos dos outros.
A6 - Reconheço quando me excedo e esforço-me por corrigir
o meu comportamento.
A7 - Reconheço as características da minha personalidade.
A8
- Reconheço que erro e comprometo-me a melhorar as minhas características menos
positivas.
A9
- Aceito as minhas próprias limitações, esforçando-me sempre por melhorar.
A10
- Conheço bem as minhas capacidades e invisto no meu desenvolvimento




C1 - Escolho conscientemente as minhas referências e
valores fundamentais.
C2 - Sou capaz de fazer opções e de reconhecer as suas
implicações.
C3 - Estabeleço para mim, com regularidade, metas a
atingir em várias áreas da minha vida.
C4 - Correspondo à confiança que em mim depositam.
C5 - Reconheço a importância das minhas tarefas, estabeleço
prioridades e respeito-as.
C6 - Encaro os obstáculos sem desistir de encontrar
soluções ou alternativas e reconhecendo as lições a tirar.
C7 - Assumo as minhas ações, aceitando as consequências
das mesmas para mim ou para os grupos a que pertenço.
C8 - Partilho e defendo aquilo em que acredito de forma
serena e fundamentada.
C9 - Ajo, em cada dia, de acordo com as convicções e
referências que vou tomando para mim, tendo consciência do testemunho que dou
aos outros.




E1 - Conheço e compreendo a vida dos profetas.
E2 - Conheço e percebo a vida de Jesus com os Apóstolos.
E3 - Reconheço que cada membro da Igreja é diferente e
que isso é importante e enriquece a comunidade.
E4 - Vivo a oração como parte do meu quotidiano e
participo nas celebrações comunitárias.
E5 - Conheço a perspetiva da Igreja sobre os temas
principais a partir da fundamentação Bíblica.
E6 - Aprofundo as razões da minha fé no contacto com as
outras religiões.
E7 - Defendo a vida humana como um valor absoluto.
E8 - Sei o que é ser "Sal da Terra e Luz do
Mundo" e ponho-me ao serviço dos outros.




I1 - Procuro sempre aumentar os meus conhecimentos,
diversificando as vivências.
I2 - Sei onde procurar a informação e seleciono- a de
acordo com as necessidades.
I3 - Conheço as minhas aptidões, sou capaz de optar por
uma área profissional ou de estudo e identificar outros domínios de interesse
pessoal.
I4 - Sei avaliar as experiências que vivo e utilizo o que
aprendo de forma criativa nas novas situações que enfrento.
I5 - Analiso problemas, proponho soluções e escolho a
mais adequada.
I6 - Assumo o desafio de criar ideias e projetos
inovadores em que relaciono os meus conhecimentos e gostos.
I7 - Apresento ideias e emoções de forma criativa,
explorando diferentes técnicas e meios e adequando-as a quem me dirijo.




S1 - Conheço os meus deveres e direitos e promovo que, há
minha volta, os outros os conheçam.
S2 - Participo ativamente nas comunidades em que me
insiro, intervindo na promoção de causas comuns.
S3 - Quando perco uma votação, aceito a decisão e
trabalho nesse sentido.
S4 - Identifico situações em que posso ser útil na
resolução ou minimização de um problema social.
S5 - Participo, sozinho ou em equipa, na resolução ou minimização
de um problema social.
S6 - Exponho as minhas ideias, respeitando e valorizando
as dos outros.
S7 - Valorizo as diferentes funções no grupo e desempenho
o melhor possível aquelas que me são confiadas.
S8- Respeito as necessidades do grupo, nunca sobrepondo a minha liderança.
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